Arte, experiências de vida e subjetividades de adolescentes mulheres das classes subalternas: pesquisa-ação e assessoria
O projeto de pesquisa e extensão “Arte, experiências de vida e subjetividades de adolescentes mulheres das classes subalternas: assessoria e pesquisa-ação” (UFF- SSC), objetiva analisar contribuições da práxis artística ao processo de geração de conhecimentos, desenvolvimento de análises e intervenções junto à realidade subjetiva/objetiva de adolescentes mulheres das classes subalternas, considerando seus pertencimentos de gênero, de classe, de raça e de geração. O estudo realiza-se a partir da consideração do contexto de reestruturação produtiva capitalista, de seus impactos na vida política e econômica do país e da crise cultural e de sociabilidade que daí advém, destacando seus rebatimentos no cotidiano e modos de vida do segmento social em questão. Objetiva-se com tal estudo demonstrar o grau de importância da construção de processos propositivos a ações educativas comprometidas com novas formas sociais para as realidades do segmento infanto juvenil das camadas sociais mais pauperizadas. Desta maneira, a investigação se propõe a analisar como a arte pode acessar subjetividades de adolescentes mulheres, suas histórias de vida, assim como contribuir para a superação de muitas destas histórias, avançando na direção de apoio a construção de experiências novas e edificantes para as mesmas.

PRODUÇÃO ACADÊMICA:

Artigo produzido pelas bolsistas do Projeto:

O material produzido trata de apresentar elementos constitutivos do projeto de pesquisa e extensão “Arte, experiências de vida e subjetividades de adolescentes mulheres das classes subalternas”.
Além disso, no artigo também é realizada menção do projeto Outras Palavras que impulsionou o desenvolvimento do atual projeto e o orienta na articulação entre conhecimento e prática para uma melhor apreensão da realidade e subjetividade dos sujeitos sociais em questão.

Artigo projeto semext 2019

Outros:

  • Bolsa de Extensão
  • Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico:
  • Iniciação Científica
Skip to content